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E

ECOCÍDIO

Qualquer ato perpetrado com consciência de que existem grandes probabilidades de causar danos que sejam extensos ou duradouros ao meio ambiente.


Ecofeminismo

É uma dimensão do movimento feminista que relaciona e problematiza a defesa do meio ambiente com o acesso aos direitos das mulheres e o quantos estas são afetadas pelas desigualdades e os crimes ambientais. 


Ecogenoetnocídio

O conceito reúne uma articulação conceitual entre genocídio, etnocídio, ecocídio e abandono histórico. Na tentativa de dar conta  a partir de uma visão holística e relacional das exploração e destruição de comunidades ancestrais afrocolombianas, e que pode ser expandido para casos similares de destruição ambiental. Onde as comunidades tradicionais sofrem massacres, deslocamentos internos, assassinatos, envenenamento de rios e lagos, destruição de fontes de alimentos, tecidos culturais e sociais.



Ecologia

Ecologia (do grego oikos = casa, e logos = estudo) é o campo da biologia que estuda as interações entre os seres vivos com o ambiente e os impactos resultantes dessas interações. A ecologia compreende o entendimento de toda a natureza e como esta afeta os seres vivos nela inseridos.


ecopedagogia

Trata-se da pedagogia orientada para a aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida quotidiana, tendo como objetivo a promoção das sociedades sustentáveis.



Ecossistema Ripário

 O ecossistema ripário é interações entre os componentes bióticos e abióticos constituídos na escala de microbacia hidrográfica as zonas de cabeceira,  beneficia principalmente as margens e as cabeceiras dos cursos água regula a vazão como uma esponja composta por sedimentos e detritos e pela  infiltração no solo, por se estender além das matas ciliares, este cinturão verde dentre suas inúmeras importâncias tem como principal função, reter sedimentos carregados pelas águas da chuva beneficiando os decompositores a tornar o solo deste ecossistema fértil, e consequentemente evitar o assoreamento dos rios.

 


Educação Ambiental

Capitulo I- Da Educação Ambiental

Art. 1ª Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e  competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.  

(Política Nacional de Educação Ambiental- Brasil, Lei 9.795/1999)


Educação ambiental crítica

É a problematização da realidade, de nossos valores, atitudes e comportamentos em práticas dialógicas. (2007, p.70 )

(MELLO, Soraia Silva; Trajber, Rachel. Vamos cuidar do Brasil: Conceitos e práticas em educação ambiental na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental : UNESCO, 2007. )


Educação dialógica

Segundo Paulo Freire podemos entender a educação dialógica como um encontro de sujeitos, em que se busca o conhecimento. ... E, para isso, o diálogo é essencial! O saber é comunicativo e, por isso, permite a criação de relações, por isso essa forma de ensinar foi nomeada educação dialógica

Fonte: https://blog.saraivaeducacao.com.br/educacao-dialogica/


Educação do/no Campo

É uma educação para os povos do Campo, camponeses, ribeirinhos, pescadores...onde considera-se a vida, realidade, cultura, história, identidade, vivências - no processo de aprendizagem. 

Escolas do campo são precisas e necessárias, assim como, os conhecimentos produzidos por esses povos, para que eles não precisem sair de suas realidades e estudar conceitos na escola tradicional/cidade, que não interagem com as identidades. 

Educação do campo luta e resiste pelo povo e pelas escolas do campo. 



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