Atividade 1: Glossário
O que é um Glossário?
No Moodle, temos um recurso denominado glossário que permite a inserção de verbetes relacionados à área de estudos. O glossário é um conjunto de termos em ordem alfabética, como num dicionário, cujos verbetes podem ser inseridos tanto pelos professores quanto pelo cursista.
Sendo assim, após a leitura dos materiais, insira em nosso glossário pelo menos 2 (dois) termos e seus respectivos significados relacionados aos assuntos.
Defina seus termos e significados, clique na letra inicial correspondente e realize a atividade. Ao final teremos um glossário construído pela turma toda e você ainda poderá fazer o dowloand do trabalho colaborativo.
Vamos ao trabalho!
Giovana e Letícia
Prazo: Até 20/02/2022 26/03/2022
Valor: Até 1 ponto
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
E |
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ECOCÍDIOQualquer ato perpetrado com consciência de que existem grandes probabilidades de causar danos que sejam extensos ou duradouros ao meio ambiente. | ||
EcogenoetnocídioO conceito reúne uma articulação conceitual entre genocídio, etnocídio, ecocídio e abandono histórico. Na tentativa de dar conta a partir de uma visão holística e relacional das exploração e destruição de comunidades ancestrais afrocolombianas, e que pode ser expandido para casos similares de destruição ambiental. Onde as comunidades tradicionais sofrem massacres, deslocamentos internos, assassinatos, envenenamento de rios e lagos, destruição de fontes de alimentos, tecidos culturais e sociais. | ||
EcologiaEcologia (do grego
oikos = casa, e logos = estudo) é o campo da biologia que estuda as
interações entre os seres vivos com o ambiente e os impactos resultantes
dessas interações. A ecologia compreende o entendimento de toda a natureza e como esta afeta os seres vivos nela inseridos. | |||
ecopedagogiaTrata-se da pedagogia orientada para a aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida quotidiana, tendo como objetivo a promoção das sociedades sustentáveis. | ||
Ecossistema RipárioO ecossistema ripário é interações entre os componentes bióticos e abióticos constituídos na escala de microbacia hidrográfica as zonas de cabeceira, beneficia principalmente as margens e as cabeceiras dos cursos água regula a vazão como uma esponja composta por sedimentos e detritos e pela infiltração no solo, por se estender além das matas ciliares, este cinturão verde dentre suas inúmeras importâncias tem como principal função, reter sedimentos carregados pelas águas da chuva beneficiando os decompositores a tornar o solo deste ecossistema fértil, e consequentemente evitar o assoreamento dos rios. | |||
Educação AmbientalCapitulo I- Da Educação Ambiental Art. 1ª Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. (Política Nacional de Educação Ambiental- Brasil, Lei 9.795/1999) | ||
Educação ambiental críticaÉ a problematização da realidade, de nossos valores, atitudes e
comportamentos em práticas dialógicas. (2007, p.70 ) (MELLO, Soraia Silva; Trajber, Rachel. Vamos cuidar do Brasil: Conceitos e práticas em educação ambiental na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental: Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental : UNESCO, 2007. ) | ||
Educação dialógicaSegundo Paulo Freire podemos entender a educação dialógica como um encontro de sujeitos, em que se busca o conhecimento. ... E, para isso, o diálogo é essencial! O saber é comunicativo e, por isso, permite a criação de relações, por isso essa forma de ensinar foi nomeada educação dialógica Fonte: https://blog.saraivaeducacao.com.br/educacao-dialogica/ | ||
Educação do/no CampoÉ uma educação para os povos do Campo, camponeses, ribeirinhos, pescadores...onde considera-se a vida, realidade, cultura, história, identidade, vivências - no processo de aprendizagem. Escolas do campo são precisas e necessárias, assim como, os conhecimentos produzidos por esses povos, para que eles não precisem sair de suas realidades e estudar conceitos na escola tradicional/cidade, que não interagem com as identidades. Educação do campo luta e resiste pelo povo e pelas escolas do campo. | ||