[Turma 1 / 2022] Formação de Educadores no Contexto Interdisciplinar para o Ensino Médio no viés da Educação Ambiental
Contorno da seção
-
O curso se propõe como espaço virtual de diálogo, análise e reflexão das práticas interdisciplinares, partindo de problemas da realidade escolar, articulada ao currículo. Consideraremos as experiências profissionais e de formação, representadas em relatos nas atividades narradas nos grupos de discussão, em que o cursista produzirá teoria com a própria prática, associada às referências da Educação Ambiental, como tema transversal. Transformaremos este espaço em um ambiente de exposição das experiências exitosas e de projetos para o ensino médio no viés Crítico da Educação Ambiental.
-
Coordenação e equipe: É um prazer ter você aqui!
Nesta unidade de ambientação apresentaremos à você algumas regras de convivência em ambiente virtual, explicaremos a proposta do curso e os principais tópicos abordados em nossas discussões para análise, reflexões e é claro, vamos nos conhecer melhor, porque etamos em um curso que para dar certo, depende da interação entre os participantes, além de vocês, nós docentes mediadores do curso nos incluímos nessa dinâmica.Curtam a unidade e divirtam-se enquanto trocam experiências!Atividades: 8 -
Mediadoras de ensino: Professoras Giovana da Silva Cardoso e Letícia Piedade de Medeiros
REABERTURA DAS TAREFAS DE 20 à 26/03
Ementa: Histórico, conceito, princípios e práticas da Educação Ambiental (EA) e o contexto formal e não formal. Plano Nacional de Educação Ambiental e discussões para o Ensino Médio. Fundamentação teórica curricular e dispositivos legais que interessam a EA no Brasil. Formação baseada em problematização da realidade: problema e reflexão. Interdisciplinarizando a EA como tema transversal. A educação profissional no contexto crítico da formação socioambiental.Atividades: 12 -
Mediadora de ensino: Professora Patrícia Maria Pereira do Nascimento
REABERTURA DAS TAREFAS DE 20 à 26/03
Ementa: Análise do contexto histórico e teórico de formação da educação ambiental brasileira. Considerações sócio ambientalismo em contraposição a tendência conservacionista de educação ambiental. Práticas educativas para Educação Ambiental Crítica.Atividades: 15-
-
-
Leituras de base da unidade - análise e reflexão para a prática.
-
-
-
ORIENTAÇÃO - IPessoal! As perguntas do quiz estão ocultas, portanto só aparecerão com o power point maximizado.
Clique no F5 em seu computador após abrir o documento e espere a abertura do jogo, clique em "Play". Aparecerá a trilha com o avatar, clique em "avançar", Aparecerá: a "primeira pergunta", dê um novo clique, aparecerá outra pergunta. Agora clique sobre a sua opção de resposta, em caso de acerto, passará para o próximo passo, e assim por diante.Você precisará cumprir esta tarefa para prosseguir para a TAREFA 3. Divirta-se! - Esta tarefa vale 0,5 (ponto) -
-
Videoaula - de 21 de fevereiro, clique na imagem disponível
-
Material indicado e disponibilizado na videoaula de 21/02/2022. Bons estudos!
-
-
Mediadores de ensino: Professores Fábio Médice Júnior; Valéria da Silva Lima; Sílvia Cristina de Souza Trajano
REABERTURA DAS TAREFAS DE 20 à 26/03
Ementa: Memória educacional (docente e discente). Relato de experiência da prática educacional em espaços formais e não formais de ensino. Tecnologias digitais no contexto da EA-Crítica. Propostas para concepções sociambientais na formação da vida para o trabalho.Atividades: 15 -
Mediadores de ensino: Professores Sílvia Cristina de Souza Trajano; Fábio Médice Júnior; Valéria da Silva Lima
PRORROGAÇÃO DA TAREFA ATÉ, 25/03
Ementa: Metodologia da problematização da realidade. Consolidação das discussões: conceitos e propostas práticas para o trabalho educacional. Elaboração de Produto Educacional.Atividades: 19 -
Mediadores de ensino: Professores Sílvia Cristina de Souza Trajano; Valéria da Silva Lima; Fábio Médice Júnior
Ementa: Metodologia de pesquisa I: organização de slides para apresentação em seminário. Metodologia de pesquisa II: organização para apresentação oral de trabalhos científicos. Seminário de apresentação do produto educacional de final de curso.Atividades: 8 -
Esta unidade estará aberta entre 27 à 30/03/2022
Esta unidade é a unidade de avaliação institucional. O curso só será considerado concluído após a realização desta avaliação do curso assim como o envio do produto educacional e a apresentação do seminário, que estarão abertos em prorrogação entre os dias 27/03 e 30/03/2022, veja mais detalhes na "unidade de recuperação"Atividades: 1