FÓRUM AVALIATIVO

FÓRUM AVALIATIVO

Número de respostas: 46

Prezado aluno,

Se você chegou até aqui, parabéns, você já teve a oportunidade de ler bastante sobre Educação Ambiental.

E após a leitura dos artigos e assistido aos vídeos postados nesta disciplina, chegou a hora de mostrar seu conhecimento sobre o assunto e refletir sobre o entendimento dos demais colegas.

Nesta atividade você deverá debater conceitos e conhecimentos. Registrar suas dúvidas e suas opiniões, analisar e interagir com no mínimo três colegas.

Vamos lá... Segue a pergunta que irá nortear nosso debate

Qual a relação entre o Sujeito, a Sociedade, e o Meio Ambiente?

Sucesso!


Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Flaviane Ferreira Santos de Oliveira -

Bom, é uma relação que pode haver conflitos, o meio ambiente é algo que deveria ser normal sua preservação mas nem toda sociedade pensa assim, os mais ambiciosos não pensam no meio ambiente e sim no lucro que podem ter com ele, infelizmente  começaram a se preocupar com o meio ambiente quando a coisa já estava feia, os rios já estavam poluídos, nossas florestas desmatadas...uma relação de deveria ser harmônica e se tornou desarmônica.

Em resposta à Flaviane Ferreira Santos de Oliveira

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Leticia Piedade de Medeiros -
Olá Flaviane, seja bem vinda.
Você tem razão quando se refere a preservação do ambiente. Nesta perspectiva vou trazer um pequeno fragmento do texto lido por nós.
"Dessa forma, é fundamental que reflitamos e analisemos como foi e como é concebida a
natureza na nossa sociedade, o que tem servido como um dos suportes para o modo de produzirmos
e vivermos, que tantos problemas nos tem causado e contra o qual constituímos o movimento
ecológico."(PORTO-GONÇALVES, 1990)
Vamos continuar nossa reflexão...
Em resposta à Leticia Piedade de Medeiros

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Regina Márcia Naves Alves -
Olá, pessoal, professores, Leticia, bom dia a todos!
Acredito que a relação existente entre o planeta e o ser humano sempre foi de conflito, uma vez que desde as primeiras civilizações ate as  mais evoluídas haviam conflitos causados pela cobiça de riquezas naturais.
Assim foi com as grandes navegações, que culminou com a descoberta dos continentes Americanos, as Índias, o Oriente, e posterior  destruição de culturas e civilizações.
A partir dai, a cada evolução tecnológica foi-se acentuando esse modelo de producao exploratório e a degradação ambiental que os atuais  modelos de produção econômicos ocasionam.
Então, os movimentos educacionais que aconteceram da década de 70, que tiveram como grande nome o educador Paulo Freire e as convenções das nações que escreveram o "protocolos de Kioto", a Rio +10", culminaram com acoes voltadas para as causas ambientais e o compromisso da diminuição da emissão de gases na atmosfera.
Diversas leis ambientais foram criadas no Brasil e em 1988 a CF, reuniu em seu contexto todas as legislações vigentes até a atualidade . O que me leva a discorrer sobre esse tema e aproveitando o gancho de sua fala é a atual e grave situação que vivemos em nosso pais nesse momento ,na forma como se conduz a politica ambiental, pois não se pode negar, fatos reais e comprovados exaustivamente pela impressa tem sido visto por nós. O que leva a seguinte inquietação: estaremos nós, no Brasil, após alguns avanços assistindo a um retrocesso, deixando a "boiada "passar enquanto vivemos esse período sem precedente ocasionado pela pandemia do corona-vírus?
vamos refletir amigos, a causa é muito urgente!
Saudações!
Em resposta à Regina Márcia Naves Alves

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Leticia Piedade de Medeiros -
Obrigada Regina,
Sua inquietação, é nossa também.
Esse fragmento do artigo Paulo Freire, um educador ambiental: apontamentos críticos sobre a educação ambiental a partir do pensamento freireano, disponibilizado a vocês nos ajuda neste reflexão.
"As diversas situações de exploração que submetem natureza e seres humanos no Modo de Produção
Capitalista somente serão transformadas para uma forma de viver livre, fraterna e justa quando todos
aqueles sujeitos que constituem a classe trabalhadora, ou seja, a grande maioria, tiverem
compreensão crítica dessas situações com foco no que as está causando."

O que vocês acham?
Em resposta à Leticia Piedade de Medeiros

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Gerci Deitos de Carvalho -
eu concordo com a sua visão ; sobre Paulo Freire,que os capitalistas só visam o lucro,não se inportam com as pessoa,e tão pouco o meio ambiente, e sustentabilidade,é como se os rucursos naturais fosse eterno.
E como fica as comunidades locais, vivem ,e depende da água e alimentos para sua sobrevivencia. Temos que mudar essa estatística.
Em resposta à Leticia Piedade de Medeiros

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Leonardo dos Santos Aguiar -
A exploração dos recursos existe desde a existência da humanidade, seja para sobrevivência ou simples desejo em destruir. O que vemos atualmente é a intensificação e exploração desenfreada dos recursos naturais, o que me faz refletir em que ponto a humanidade se perdeu diante da urgente necessidade de preservar recursos tão importantes e principalmente, finitos no sentido de que em algum momento, se a forma de pensamento do ser humano não mudar, pegaremos um caminho sem volta. Dessa forma, como implementar a educação ambiental tão necessária nesse momento se as pessoas não aprenderam no início de suas vidas a importância de se preservar os recursos?
Em resposta à Flaviane Ferreira Santos de Oliveira

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Waner Ferreira de Aranzedo -
Olá Flaviane! Eu também concordo com você em alguns aspectos, entretanto, algumas pessoas precisam de um choque de realidade para que possam refletir. Imagine um pai ou uma mãe que não pensam em preservação ambiental, mas tenho certeza que os pais sempre vão querer um futuro melhor para seus filhos. Eles não vão querer ver seus filhos passarem fome por falta de recursos e nem sede por falta de água pura e tratada. Eu imagino que a melhor forma de abordagem seria perguntar o que você deseja para seus filhos e netos?
Em resposta à Waner Ferreira de Aranzedo

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Flaviane Ferreira Santos de Oliveira -

Concordo plenamente, quem sabe pensando no futuro para nossos descendentes algumas coisas ainda possam mudar .

Em resposta à Flaviane Ferreira Santos de Oliveira

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Luciana da Silva Dias -

Bom dia Flaviane, concordo com você, mas para isso acontecer precisamos agora plantar sementinhas para que no futuro colher frutos bons, isso pode ser através de cobranças de Políticas Públicas voltadas para o meio ambiente, leis que assegurem a preservação ao meio ambiente mais rígidas, através também de como utilizar a Educação para conscientizar toda sociedade, podemos dizer que um trabalho de formiguinha se feito da maneira correta os resultados serão um sucesso.

Em resposta à Waner Ferreira de Aranzedo

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Gerci Deitos de Carvalho -
Waner:
Eu também concordo com você sobre mudar o nosso planeta.Precisamos mudar as nossa atitudes refletindo, e assumido , com pratícas pedagógicas urgentes.
Questionando, investigando, cobrando das Politicas Públicas, competentes ,para cuidas dos incendios criminosos,entre outros .
Em resposta à Gerci Deitos de Carvalho

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Regina Márcia Naves Alves -
Boa Gerci!!
Politicas Publicas, Leis aprovadas pelo Congresso, a partir dai seria a militância sobre esses crimes que vem ocorrendo.
Porém mesmo com Leis que protejam o meio ambiente no Brasil, vimos que continua a devastação em varias partes da Região Amazônica e Mato Grosso.
Em resposta à Flaviane Ferreira Santos de Oliveira

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Regina Márcia Naves Alves -
Olá Flaviana, professares, colegas de curso, bom dia!!!
A relação entre seres vivos na natureza podem ser classificadas como positivas ou negativas, por especies, por raças, por cultura e interesses a fins.
Nas sociedades modernas o modelo econômico ditado pelo capitalismo e a producao em massa não tem a preservação do meio ambiente como preocupação central, dessa forma o que vemos é esse cenário de destruição, como por exemplo hoje em Mato Grosso.
Abraços
Em resposta à Flaviane Ferreira Santos de Oliveira

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Bruna Beatriz Pires -
Olá flaviane, concordo com o que escreveu. Acredito que para geramos uma maior consciência sobre relação entre ser humano e meio ambiente, devemos implementar a Educação Ambiental, desde o inicio escolar, para assim criarmos um seres pensante sobre essas questões e preocupados com o futuro.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Thalita da Silva Neto -
Eu diria que a sociedade é composta de sujeitos que compõe o meio ambiente. Por esta razão eu diria que é uma relação interdependente, é ligada por linhas que vão além da biologia, é uma relação histórica, cultural e social. A relação não pode ser unicamente subsistência econômica, porque já observamos que esta é precária, é finita , não preservacionista. A relação tem de ser harmônica, de pertencimento. Portanto, o sujeito é parte do meio ambiente, já que é constituinte da sociedade e esta do meio ambiente.
Em resposta à Thalita da Silva Neto

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Waner Ferreira de Aranzedo -
Olá Thalita! é tido como certo de que algum dia grande parte de nossos recursos naturais serão esgotados. O pensamento voltado ao capitalismo, que teve seu início com a Revolução Industrial em plena Inglaterra no século XVIII. A partir daí, o nosso planeta vem sofrendo verdadeiras atrocidades. Penso que devemos começar uma nova revolução, a Revolução Ambiental.
Em resposta à Waner Ferreira de Aranzedo

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Regina Márcia Naves Alves -
Olá Wagner, bom dia!
A revolução industrial foi necessária e inevitável!
A revolução ambiental necessária e inevitável!
Mas como seria ese caminho?
Tenho me perguntado, ja não estamos aqui nesse caminho?

"A educacao transforma homens e homens mudam o mundo!
Paulo Freire
Em resposta à Regina Márcia Naves Alves

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Waner Ferreira de Aranzedo -
Olá Regina Márcia! quando falo em uma revolução no âmbito ambiental, quero dizer que precisamos buscar a participação de boa parte da sociedade. Levar essa responsabilidade da preservação ambiental para além das instituições de ensino e Ongs. Fazer ecoar o som das vozes de uma massa descontente e oprimida. Dessa forma, poderemos deixar um legado para as próximas gerações e que essas sejam muito mais conscientes que nossa geração...
Em resposta à Waner Ferreira de Aranzedo

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Nathália Alvim de Souza -
Então Wagner como havia dito, acho que uma forma de fazer nossas vozes ecoarem é usando o nosso poder de voto, como foi dito no vídeo sobre educação ambiental crítica precisamos nos transformar, e nos libertar do atual sistema econômico que regi o mundo que vivemos, não adianta apenas falar , temos que agir e agir rápido, pois do jeito que está não duraremos muito no planeta.
Em resposta à Nathália Alvim de Souza

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Regina Márcia Naves Alves -
Boa noite Nathália, professores e colegas de curso!

Sua fala me fez lembrar de uma afirmação do filósofo grego Aristoteles que afirmava "O homem é um ser politico por natureza" e para os gregos a palavra politica era entendida como "vida boa"feliz, justa, própria de homens livres. O voto deveria ser libertador, transformador, capaz de romper com desigualdades e promover a igualdade entre os homens.
Em resposta à Regina Márcia Naves Alves

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Nathália Alvim de Souza -
Concordo plenamente, o voto é um jeito de fazer mudanças, é a hora que escolhemos, óbvio que no Brasil é um pouco mais complicado, pois a maioria das pessoas são corrompíveis, mas como você disse é libertador, e o que queremos agora é liberdade dessa política de extremo consumismo sem nenhuma preocupação futura.
Em resposta à Nathália Alvim de Souza

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Bruna Beatriz Pires -
Oi Nathália, concordo completamente com você. Nós temos o poder de mudarmos essa situação. Já passou da hora de surgir e escolhermos pessoas com propostas sustentáveis para nos representarmos.
Em resposta à Nathália Alvim de Souza

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Waner Ferreira de Aranzedo -
Boa tarde Nathália! com certeza o voto consciente é uma forma de conscientizar a sociedade. Entretanto, quando se trata de preservação ambiental devemos pensar de forma imediatista. Por exemplo: quando for presentear alguém procure dar plantas, artesanatos de materiais reciclados, brincos de materiais reciclados, etc. Além de presentear com esses tipos de materiais, devemos conscientizar as pessoas a fazerem o mesmo. Desta forma, estaremos fazendo uma corrente do bem, e o planeta agradeceria muito...
Em resposta à Nathália Alvim de Souza

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Mayara Ronchi de Oliveira Carneiro -
Se os governantes tivessem mais interesse no assunto poderiam utilizar o poder de persuasão (que já possuem), juntamente com a mídia, e realizarem ações voltadas ao meio ambiente, fazendo com que a população se atentasse mais, tendo o poder de atuar na causa dos problemas e não apenas na correção momentânea. Poderiam influenciar positivamente toda a sociedade na educação ambiental.
Em resposta à Mayara Ronchi de Oliveira Carneiro

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Euller Lidonio Pereira dos Santos -
Olá Mayara

Certamente esta seria uma proposta eficaz para conscientizar a população sobre as questões ambientais, termos representantes para projetar assuntos de relevância socioambiental é algo em carência atualmente em nosso país. Seria uma demanda altamente necessária, princialmente no momento o qual nos encontramos.
Em resposta à Waner Ferreira de Aranzedo

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Regina Márcia Naves Alves -
Concordo Wagner, eu acredito muito em movimentos de base , como os que haviam na decada de 70 dentro das igrejas católicas, acredito muito nas ongs, acredito nos trabalhos dentro das escolas. Não estou mais conseguindo enxergar como poderíamos mobilizar grandes massas em torno do tema...
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Waner Ferreira de Aranzedo -
Diante de tudo que foi abordado até aqui, pode-se perceber qual é a verdadeira importância da Educação Ambiental em nossas vidas e na sociedade como um todo. Devemos praticar os conceitos aplicados neste curso e levá-los pra vida, mostrando a todos aos quais tenhamos acesso, a verdadeira importância da preservação do no planeta. Participar de reuniões em associações de moradores,em escolas,cursos,em condomínios residenciais ou em outros locais. Conscientizando a todos de que o nosso planeta precisa de ajuda imediata. Algumas ações implementadas em Educação Ambiental, serão de vital importância.
Em resposta à Waner Ferreira de Aranzedo

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Regina Márcia Naves Alves -
Isso Wagner!!!
Escolas, ruas, campos, construções...caminhando e cantando e seguindo a canção!!
Vem vamos embora, que esperar nao e saber, quem sabe faz a hora nao espera acontecer!!
Fazendo uma analogia a essa belíssima musica de Geraldo Wandre, conseguiremos juntos as mudanças que tanto precisamos, organizados!
Em resposta à Waner Ferreira de Aranzedo

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Gerci Deitos de Carvalho -
Isso mesmo Wagne
Presisamos levá-los para a vida, e repá-los aos nossos irmaõs aos quais tenhamos acesso, a verdadeira importância de cuidar ,e preservaro nosso planeta.comecando ,no meu Bairro,na escolas na familia ,na igreja , nas praças nas ruas, concientizando as pessoa a fazer algumas coisas para salvar o planeta, protejendo da açôes criminosas para a geraçâo futura, como nossos filhos e netos ter um mundo melhor!
Em resposta à Waner Ferreira de Aranzedo

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Leonardo dos Santos Aguiar -
Boa tarde Waner!

Concordo com você. E ainda digo mais. Acho que a aplicação da educação ambiental informal tem um grande peso em toda a população, tendo em vista o quão urgente e necessário está sendo a sua disseminação por conta de todos os problemas ambientais que temos visto principalmente no cenário atual de pandemia e o pouco caso que muitos fazem do meio ambiente. A chave sempre será o diálogo e a demonstração de que mudanças de atitudes são os princípios para uma mudança do indivíduo e da coletividade.
Em resposta à Waner Ferreira de Aranzedo

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Bruna Beatriz Pires -
Boa noite Wagner, concordo com tudo o que falou. Devemos usar tudo o que aprendemos aqui em nossas vidas. Buscando sempre conscientizar todos a nossa volta.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Nathália Alvim de Souza -
Além de nos dar diretrizes para o melhor entendimento sobre o meio ambiente, a educação ambiental crítica nos motiva a chegar na causa do problema e transformá-lo. A sociedade tem o poder de opinar, reclamar, conscientizar e sensibilizar a causa ambiental com um simples ato que é a votação. O voto é um direito atribuído ao sujeito para promover mudanças políticas na sociedade em que vive, através do voto consciente e a exposição do mesmo, sendo capaz de promover mudanças como as políticas públicas que são feitas no Brasil. O meio ambiente é o real motivo de ainda conseguirmos respirar, mas demorou muitos anos para percebermos a real importância do mesmo. O importante é chegar na causa do problema e transforma-ló, e não deixar apenas as ideias no papel, com uma boa política pública é capaz de promover projetos que atuem nas causas e ajudem de verdade na redução da degradação ambiental.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Gabriela Pereira Rocha -

Para mim na sociedade atual a relação entre sujeito, sociedade e meio ambiente é baseada em consumo desregrado e falta de projeção futura de forma que por muitas vezes o sujeito, alienado pela promessa imediatista do consumismo, não pensa no próprio meio em que vive. Consumindo desta forma não somente seu meio físico mas também suas projeções futuras e sua relação social.

Em resposta à Gabriela Pereira Rocha

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Nathália Alvim de Souza -
Concordo Gabriela, hoje em dia o consumismo extremo e a obsolescência programada faz com que nós, consumidores, venhamos a consumir mais do que nos é permitido. Não temos limite, e com o avanço da tecnologia isso cada vez se espalha mais, pois achamos que temos necessidade de ter o novo e sem se preocupar aonde irá parar o velho.
Em resposta à Nathália Alvim de Souza

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Luciana da Silva Dias -

Nathalia concordo, tá aí onde podia começar a mudança através de cada um ter a consciência e se perguntar. "Eu preciso disso?" "Quando não precisar onde devemos deixar ou melhor descartar?" "Qual a necessidade de tal produto?"

Eu já melhorei muito me fazendo está pergunta, pois quando ia ao mercado comprava tudo as vezes deixava para trás o que iria buscar, hoje a pergunta é Qual a necessidade de tal produto? Reduzir gastos e lixos desnecessários que irão parar no meio ambiente de várias formas. Ter consciência, saber onde e como descartar seus lixos, utilizar os lixos recicláveis, e utilizar sobras de legumes centros outros para adubar plantas.

Em resposta à Gabriela Pereira Rocha

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Rosane Maria Pinheiro da Silva Fonseca -
Boa noite, Gabriela! Também concordo que a sociedade imediatista e capitalista faz com que a relação entre meio ambiente e sociedade se apresente de forma desarmônica, tanto para o meio ambiente, quanto para nós. Por isso, precisamos da aplicação de uma Educação Ambiental Crítica para que possa haver a transformação desse modo de vida atual, a fim de construir uma sociedade sustentável e que se relacione de forma harmônica com o meio ambiente.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Luciana da Silva Dias -

Bom dia caros colegas e professores.

No passado a relação sujeito, sociedade e meio ambiente eram mais harmônicas, com o passar dos tempos existiu-se a necessidade de uma revolução industrial, acontecendo assim várias transformações no espaço geográfico, levando assim essas relações terem grande interferências.

Hoje está se falando em sustentabilidade, pois o futuro dependem de uma qualidade de vida melhor, sem agrotóxicos, sem poluição do ar e água, sem desmatamento, queimadas, ou seja a conscientização tem que ser agora para que o futuro os indivíduos possam ter uma relação com o meio ambiente e entre sociedade sem muitos conflitos e interferências.

Em resposta à Luciana da Silva Dias

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Rosane Maria Pinheiro da Silva Fonseca -
Boa noite, Luciana! Certamente as Revoluções Industriais influenciaram para esse uso insustentável do meio ambiente, foi de forma acelerada e sem pensar nas possíveis consequências, pensando apenas no lucro que poderia obter. E agora a mudança precisa ser urgente, precisamos conscientizar a nossa sociedade e colocar em prática ações mais sustentáveis, para que possamos ter um futuro, que logo será o nosso presente, equilibrado e com relações harmoniosas entre a humanidade e o meio ambiente.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Mayara Ronchi de Oliveira Carneiro -
A educação ambiental molda o sujeito, fazendo com que ocorra um incômodo e altere a visão ao consumismo.
Nos dias atuais, a rotina muitas vezes nos obriga ao consumo produtos que sejam práticos e rápidos para o dia a dia, com isso, ocorre um aumento de consumo de produtos descartáveis, gerando um aumento de resíduo. Para melhorar este aspecto, é necessário repensar e planejar de acordo com a necessidade do dia a dia.
Caso não ocorra uma conscientização, esses resíduos serão descartados de maneira incorreta, muitas vezes em locais públicos. A educação ambiental que deveria vir desde a infância, muitas das vezes acontece de forma tardia, tornando-se dificultoso todo o processo de aprendizagem devido a cultura.
A renovação tecnológica também trás grande influência no consumo, tendo como consequência o descarte de materiais. O consumo desenfreado e a necessidade de atualização de equipamentos fazem com que o meio ambiente sofra. Infelizmente muitas empresas visam apenas lucro e ainda não enxergam a importância em agregar as questões de sustentabilidades em seu processo.
Em resposta à Mayara Ronchi de Oliveira Carneiro

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Rosane Maria Pinheiro da Silva Fonseca -
Boa noite, Mayara! Também acredito que a educação ambiental deve começar desde cedo, na educação básica, pois torna mais fácil a conscientização e a aplicação da prática sustentável. E além disso, a sociedade sempre quer tirar uma vantagem das relações e lucrar com isso, porém as consequências para o meio ambiente e para nós mesmos é extramente negativa, até porque já estamos sentindo elas, fazendo com que o prejuízo passe a ser maior do que o lucro. Sendo que a sustentabilidade é mais benéfica a curto e longo prazo, tanto para nós seres humanos como para o meio ambiente. No entanto, ainda temos muito que transmitir esse pensamento para a sociedade como um todo.
Em resposta à Mayara Ronchi de Oliveira Carneiro

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Leonardo dos Santos Aguiar -
Olá Mayara!

Concordo com você. Tentar alterar os moldes de consumo de uma sociedade capitalista ao meu ver é um passo ambicioso tendo em vista as facilidades que nos são ofertadas. Hoje, facilmente você consegue adquirir produtos com uma qualidade duvidosa, digo no sentido de ser extremamente prejudicial ao meio ambiente com um clique. Para todos os lados que olhamos, sofremos com um bombardeio de informações onde dizem que consumir tal produto ou comprar tal serviço é muito prático e facilita nossa vida. Mas e quando esse "facilitar" na verdade vem escrito nas "linhas pequenas" que pode acabar com o meio ambiente ou até mesmo a longo prazo, prejudicar a sua própria vida.
O avanço da tecnologia é um ponto muito interessante, pois assim como veio para levar o mundo a uma nova era, pode ser muito ruim para o meio ambiente quando olhamos para o que é preciso abrir mão na natureza para termos tal recurso.
A educação ambiental então seria uma das melhores soluções, pois criaria uma consciência crítica ao indivíduo que irá moldar e mudar os hábitos de consumo enquanto ainda temos tempo (não muito) para salvar o planeta.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Rosane Maria Pinheiro da Silva Fonseca -
Existe a necessidade de integrarmos a humanidade com o meio ambiente, pois a partir disso a sociedade e o indivíduo terão consciência de suas atitudes e terão a oportunidade de transformá-las. De forma que essa transformação seja benéfica para o meio ambiente e para a sociedade presente, assim como a Educação Ambiental Crítica possibilita. Esse pensamento também está presente no livro "Ideias para Adiar o Fim do Mundo" de Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor, ele nos mostra que o pensamento da sociedade atual é o de que a humanidade é algo a parte da natureza e por causa disso, a mesma enxerga o meio ambiente apenas como algo que fornece fontes para suprir as necessidades dos seres humanos de forma a lucrar com isso, fazendo com que seja usado de forma insustentável e desrespeitosa. Então, através de uma Educação Ambiental crítica conseguiremos integrar a humanidade com o meio ambiente, para que passe a existir uma relação harmônica entre ambas as partes.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Leonardo dos Santos Aguiar -
A educação ambiental deveria ser vista de uma forma muito mais aprofundada do que uma simples extensão na área das ciências. Ela de certa forma está inserida em todas as disciplinas e fora delas também, devendo ser vista como base para a construção da consciência coletiva no que tange a preservação do meio ambiente e a perpetuação de prática menos nocivas ao meio ambiente, sendo necessária e urgente para a coletividade. A educação ambiental tem o papel de criar a reflexa crítica, visando os aspectos sociais (humanos x humanos e humanos x mundo).
Tentar desvincular o sujeito, a sociedade e o meio ambiente não é viável por conta dos três estarem coligados, de forma que um único sujeito pode não alterar o modo de vida de todo um mundo. Entretanto, aquele pode ser a engrenagem de transformação que irá perpassar os ensinamentos da educação ambiental para outros e assim, a mensagem será disseminando, ecoando cada mais entre a sociedade, de forma que se entenda que a natureza (o meio ambiente) faz parte do todo.
Em resposta à Leonardo dos Santos Aguiar

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Euller Lidonio Pereira dos Santos -
Olá Leonardo

Concordo plenamente com seu posicionamento, visto que sujeito, a sociedade e o meio ambiente são os pilares para a harmonia global em todos os aspectos, tendo a educação ambiental como base deste conceito. Portanto cabe a todos nós ter consciência em relação a preservação do meio ambiente, cobrar perante os órgãos responsáveis melhorias sobre os impactos gerados pela interação e exploração dos meios naturais, além de perpetuar boas práticas ambientais.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Bruna Beatriz Pires -
Então, é uma relação em que sempre houve conflito, desde os primórdios da humanidade, tendo piorado a partir da revolução industrial. Esse índice elevado de consumo de recursos naturais e emissão de poluentes esgotam os recursos da Terra, que levaram anos para se compor. Todo esse processo gera impacto no meio ambiente, poluindo o ar, a água, o solo, destrói florestas, entre outros. Acredito que hoje, mesmo com a crescente preocupação e consciência sobre esse problema, estamos no começo do caminho para tornar nossa sociedade mais sustentável. O lado positivo é que esse assunto tem se tornado cada vez mais relevante no cenário mundial. É importante haver um processo participativo e sustentável, onde cada um faça a sua parte, respeitando sempre o ciclo de cada ser do nosso planeta. Por mais que existam pessoas lutando para a preservação do planeta, outras mais influentes e poderosas estão preocupadas apenas com o que se pode extrair da Terra, sempre visando o lucro. É um dever de todos preservar o planeta.
Em resposta à Primeiro post

Re: FÓRUM AVALIATIVO

por Euller Lidonio Pereira dos Santos -
Sujeito, a Sociedade, e o Meio Ambiente fazem parte de um complexo arranjo que interagem de forma desigual, esta problemática gera impacto nocivo para todos eles, uma vez que o meio natural vem sendo degradado ao longo do tempo pelos mesmos que dependem dele. Isto é evidenciado pela falta da conscientização, educação ambiental e políticas de preservação ao meio ambiente, onde a sociedade como um todo é composta por sujeitos que não dimensionam seus impactos ambientais, fazendo com que haja desiquilíbrio nesta interação.