Olá, pessoal, professores, Leticia, bom dia a todos!
Acredito que a relação existente entre o planeta e o ser humano sempre foi de conflito, uma vez que desde as primeiras civilizações ate as mais evoluídas haviam conflitos causados pela cobiça de riquezas naturais.
Assim foi com as grandes navegações, que culminou com a descoberta dos continentes Americanos, as Índias, o Oriente, e posterior destruição de culturas e civilizações.
A partir dai, a cada evolução tecnológica foi-se acentuando esse modelo de producao exploratório e a degradação ambiental que os atuais modelos de produção econômicos ocasionam.
Então, os movimentos educacionais que aconteceram da década de 70, que tiveram como grande nome o educador Paulo Freire e as convenções das nações que escreveram o "protocolos de Kioto", a Rio +10", culminaram com acoes voltadas para as causas ambientais e o compromisso da diminuição da emissão de gases na atmosfera.
Diversas leis ambientais foram criadas no Brasil e em 1988 a CF, reuniu em seu contexto todas as legislações vigentes até a atualidade . O que me leva a discorrer sobre esse tema e aproveitando o gancho de sua fala é a atual e grave situação que vivemos em nosso pais nesse momento ,na forma como se conduz a politica ambiental, pois não se pode negar, fatos reais e comprovados exaustivamente pela impressa tem sido visto por nós. O que leva a seguinte inquietação: estaremos nós, no Brasil, após alguns avanços assistindo a um retrocesso, deixando a "boiada "passar enquanto vivemos esse período sem precedente ocasionado pela pandemia do corona-vírus?
vamos refletir amigos, a causa é muito urgente!
Saudações!