3. Timbre

No ultimo capítulo vimos o que são as notas musicais, agora veremos o conceito de timbre.


Timbre é a característica peculiar de cada som. É o que diferencia dois sons de mesma frequência (mesma nota). Apesar de aprendermos que o som é uma onda, essa onda não é senoidal como aparece nos livros:

timbre

Fonte: http://www.descomplicandoamusica.com/timbre/

O que define o timbre de cada som são suas ondas sonoras que apresentam um formato característico, dependendo do material que produziu o som.

O violão possui o timbre diferente do piano, por exemplo, pois a nota Dó tocada no violão tem um som muito diferente da nota Dó tocada no teclado. Observe a diferença: 

Nota dó no piano:

  

 

Nota dó no violão:

  

 


timbre dos instrumentos musicais

Fonte: http://www.descomplicandoamusica.com/timbre/


É possível que dois violões de mesmo modelo e mesmo fabricante podem possuir timbres diferentes. Isso ocorre pelo fato da fabricação não ser exatamente igual para todos os instrumentos em uma linha de montagem. Qualquer milímetro de diferença no posicionamento ou encaixe de uma peça já altera o timbre de um instrumento acústico e, muitas vezes, esses detalhes passam despercebidos pela maioria dos músicos.


Agora é hora de treinar seu ouvido para ficar sensível a diferentes timbres. Experimente tocar em instrumentos parecidos, fazer algumas alterações como trocar o encordoamento (nos instrumentos de corda), e analise os diferentes sons.


Assista o vídeo abaixo sobre Timbre:

 

 

Fonte: 


Referências da Unidade


Descomplicando a Música

Disponível em: http://www.descomplicandoamusica.com/

Acessado em: 23/03/2018