• Metodologia Aplicada ao Meio Ambiente (carga horária 5h)

    Esta unidade tem início em 10/08 e término em 16/08/2020

    Professoras Mediadoras de ensino

    Sílvia Trajano e Valéria Lima


    Objetivos da disciplina:

    • Compreender conceitos praticando à Metodologia da Pesquisa Aplicada ao contexto socioambiental.
    • Perceber as diferenças entre projeto de pesquisa, gestão de projetos e projetos socioambientais.
    • Reconhecer os diferentes tipos de pesquisa, utilizados na metodologia da pesquisa.
    • Elaborar um projeto de pesquisa (formato artigo) aplicado a realidade socioambiental.


    Ol@ prezad@s cursistas!

    Você está na disciplina de Metodologia Aplicada ao Meio Ambiente.

    O objetivo desta disciplina é oferecer orientação básica para a elaboração de um projeto de pesquisa aplicada a realidade escolhida, dentro da temática Meio Ambiente - MA. Você conhecerá os conceitos definidos pela metodologia, alguns dos tipos de pesquisa, o que são e quais são os instrumentos de pesquisas e as etapas da elaboração do projeto: Temática e sua delimitação, introdução (justificativa), objetivos: geral e específico (como devem ser formulados), a fundamentação teórica (teóricos e documentos utilizados), a metodologia do trabalho a ser elaborado, os Resultados pretendidos e algumas discussões já estabelecidas, e por fim, a conclusão (ou considerações finais) e a bibliografia.

    A primeira vista, para quem nunca elaborou um projeto de pesquisa pode parecer complexo, mas você verá que é muito simples quando se sabe que contexto (realidade) se deseja modificar. Aliás!!! Esse ponto é o mais importante, pois é o ponto de partida, é a motivação do pesquisador. Sim!!! Porque agora, você é um pesquisador e como sua primeira tarefa, pense qual a realidade do MA, socioambiental que deseja intervir, seja na sua casa, no seu trabalho, no seu bairro, na sua cidade, escola ou até mesmo na sua vida pessoal, visto que nós somos seres socioambiental. Já refletiu sobre isso?

    Um projeto de pesquisa parte de um problema! Qual é o problema que deseja ajudar a resolver?

    Ou de uma solução! Qual é a solução que deseja replicar e em qual contexto socioambiental?

    Então... mãos a obra, bons estudos e divirta-se com esta disciplina que tem muito a agregar para aqueles que  estão conhecendo Metodologia da Pesquisa pela primeira vez, mas para os conhecedores dela também.


    O propósito desta unidade de Metodologia Aplicada ao Meio Ambiente é preparar você para o trabalho de conclusão do curso - TCC na unidade VII, na Formação Básica para Implementadores de Gestão de Projetos Socioambientais - Nível I.