Prática de Moodle - Ana Cláudia Barbosa
Atualização sobre a Saúde da População Negra frente à Pandemia do COVID-19
Prática de Moodle - Carlos Alexandre Marques
Cultivo de plantas medicinais:
- A escolha do local de cultivo
- Os substratos de cultivo. Substratos compostos. Substratos estratificados.
- Adubação orgânica. Biofertilizante líquido e biodigestores.
-Plantio por semeadura e propagação vegetativa.
- Controle de pragas e vetores
- Colheita, secagem e armazenagem
Prática de Moodle - Clauber Cruz
Descrição do Curso: este curso visa o fomento à leitura literária (Educação Literária), utilizando a plataforma Moodle.
Mediador: Clauber Ribeiro Cruz (clauber.cruz@ifrj.edu.br)
Conclusão do curso: até 03/07/2021
Obtenção do certificado: até 08/07/2021
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: discentes da Rede Federal de Ensino Médio/Técnico.
Requisitos: estar matriculado no Ensino Médio/Técnico da Rede Federal de Ensino e ter conhecimentos básicos em informática e internet
Metodologia: Educação a distância com tutoria
Navegação: Cada item torna-se disponível ao aluno após a conclusão do item anterior.
Prática de Moodle - Cristiane Oliveira
Prática de Moodle - Isabella Correa
"Jogos como recurso didático para o ensino de Matemática"
Em Educação Matemática os jogos são considerados como uma Metodologia de Ensino. O objetivo deste curso é apresentar formas de transformar o jogo em um recurso didático. Estudaremos os aspectos que tornam o jogo uma ferramenta, estudaremos exemplos e produziremos situações didáticas em que o jogo seja utilizado como ferramenta para o professor desenvolver o conteúdo, para avaliar o conteúdo e também como forma de exercício sobre o conteúdo.
Prática de Moodle - Janaina Corenza
O curso busca promover a discussão sobre a importância da Lei 10.639/2003 que altera a Lei 9.394/1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". O conteúdo programático a ser implementado nas escolas inclui o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. Para tal é importante o conhecimento das Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. A justificativa do curso é colaborar com a formação de professores indo na direção da implementação da referida legislação em prol de um currículo que dê importância ao fortalecimento das identidades étnicas afro-brasileiras. Assim, indo além do efeito histórico afirmativo junto à população brasileira, mas também dando ênfase valorização da contribuição econômica, cultural e social dos negros no processo de formação nacional.
Prática de Moodle - José Furtado
Neste curso você irá adquirir conhecimentos relacionados à COVID-19.
Prática de Moodle - José Torres
1. Introdução
2. Segurança do Trabalho e Área Limpa
3. Operações Unitárias
4. Formas Liquidas
5. Formas Semi-Sólidas
6. Forma Sólidas
Prática de Moodle - Leonardo Araujo
Duração: 06 semanas
Carga horária: 30 h
Tutoria: sim
Área: Ciências e suas Tecnologias
Prática de Moodle - Luana Ribeiro da Silva
Este curso tem como objetivo orientar o trabalho dos coordenadores de curso de graduação, docentes da área e demais gestores dos campi do IFRJ no que diz respeito à criação de novos cursos de graduação, bem como a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) para estes. Alguns dos assunto abordados serão: normativas internas, legislação vigente, SINAES, instrumento de avaliação INEP, entre outros.
Prática de Moodle - Luciandra Gonçalves da Silva
Currículo Lattes : história, criação e atualização
- Descrição do Curso: oferece conhecimentos básicos para criação preenchimento e atualização do currículo lattes na plataforma do CNPq.
- Mediadora: Luciandra G. Silva (luciandra.silva@ifrj.edu.br)
- Início do Curso: 01/06/2020
- Conclusão do curso: Até 21/06/2020
- Obtenção do certificado: Até 30/06/2020
- Carga-horária: 12 horas
- Público-alvo: Estudantes e pesquisadores.
- Requisitos: conhecimentos básicos em informática e internet.
- Metodologia: Educação a distância com tutoria
- Navegação: Cada item torna-se disponível ao aluno após a conclusão do item anterior,
Contato do Suporte: suporte.dead@ifrj.edu.br
Prática de Moodle - Luís Fernando Pimentel
O presente Curso de Pós-Graduação Lato Sensu tem por objetivo geral produzir conhecimento teórico, técnico, tecnológico e científico com ênfase nas boas práticas de Gestão de Projetos e Governança de TI. O Conhecimento específico de Gestão de Projetos aqui apresentado terá ênfase em projetos de Tecnologia da Informação, mas poderá ser aplicado em quaisquer outras áreas, dando uma dimensão generalista à formação provida, criando potencialmente atratividade para profissionais de outras áreas.
Prática de Moodle - Luisa Marçal
Estágio supervisionado II
Descrição do Curso: Esse curso foi criado com o objetivo de apresentar o regulamento de estágio do curso de bacharelado em química aos alunos e auxiliar na confecção de relatórios finais de estágio (RFE), obrigatório para todos os formandos.
Mediadora: Luisa Luz Marçal (luisa.marcal@ifrj.edu.br)
Datas importantes: 26/03/20 (abertura do curso), 26/06/20 (conclusão do curso), 11/04/20 - 26/06/20 (período para entrega dos RFE*) 30/06/20 (divulgação das notas).
*Observação: as datas específicas para entrega dos RFE serão geradas por sorteios eletrônico e divulgadas nos avisos da plataforma.
Público-alvo: Alunos do curso bacharelado em química.
Requisitos: o aluno deve ter realizado mínimo de 324h de estágio.
Metodologia: Educação a distância com tutoria.
Navegação: todos os itens são disponíveis para navegação.
Prática de Moodle - Marcelo Pedrosa
Espectrometria de infravermelho, fundamentos teóricos e interpretação de espectros no infravermelho médio de compostos orgânicos. Neste curso esta ferramenta será apresentada por meio de um tutorial e por exemplos de espectros reais de diversos compostos orgânicos com diferentes tipos de cadeia carbônica e grupos funcionais. O aprendizado desta conteúdo será consolidado através de resolução de listas de exercícios com graus de dificuldade progressivamente cada vez maiores e da aplicação deste aprendizado pela analise interpretativa do espectro de uma substância problema que será disponibilizado ao aluno na disciplina de análise orgânica I do curso de Bacharelado em química do campus Nilópolis, ao início do respectivo semestre letivo.
Prática de Moodle - Márcia Angélica Neves
Curso de Química Ambiental que visa proporcionar ao aluno a iniciação e o fortalecimento dos conceitos básicos de química ambiental conscientizando-o sobre as questões do meio ambiente.
Prática de Moodle - Michele Passos Rommel Silva
Com este curso você aprenderá os recursos e funções básicas do Microsoft Office.
Prática de Moodle - Paulo Emilio Rodrigues
Gerenciamento de Processos de Negócio é uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.
Prática de Moodle - Ricardo Potascheff
CISSP - Treinamento para membro da Comissão Intena da Segurança do Servidor Público nos Campi do IFRJ.