
|
Disciplina Topicos II: Gestão, Inovação tecnológica e Propriedade Intelectual - profa. Patrícia Ferreira |
Inovação e Mercado; o uso do sistema de proteção intelectual; o papel do INPI; Propriedade Intelectual e Industrial; tecnologia, aprendizado e inovação; inovação aberta; hélice tríplice e quíntupla; Inovação e disrupção; microempresas, Startups e Spin-offs; tecnologia e a tecno-humanidade; gestão integrada da inovação e da propriedade industrial; informação tecnológica; competitividade e inovação; uso estratégico da propriedade industrial (marcas, patentes, desenho industrial, software, etc);
- Professor: Patricia Silva Ferreira

Estudo e prática da organização de eventos científicos, com foco na realização do IV Seminário Internacional de Educação, Empreendedorismo e Gestão (SIEEG), evento 100% online e gratuito promovido pelo IFRJ – Campus Engenheiro Paulo de Frontin, a ocorrer de 09 a 12/12/26.
A disciplina articula pesquisa científica, produção acadêmica e gestão de eventos: fundamentos de metodologia científica, elaboração de artigo científico, normas e processo de submissão, curadoria de trabalhos e organização da programação do evento.
Avaliação: apresentação de artigo científico pelo discente no SIEEG, que compõe a nota final da disciplina.
- Professor: Daniel Clarismundo Borges
- Professor: Juliano dos Santos Moreira
- Professor: Ricardo Esteves Kneipp
- Professor: Lindinei Rocha Silva
- Professor: Patricia Silva Ferreira


