RFEPCT_UAB/Capes-POS-ED-ESP-GESEPT-MOD2

VALOR: 3 PONTOS

Leia atentamente o excerto a seguir:

“[…] o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classe. Isso significa que os elementos do planejamento escolar – objetivos, conteúdos, métodos – estão recheados de implicações sociais, têm um significado genuinamente político. Por essa razão o planejamento é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações; se não pensarmos didaticamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes da sociedade.”
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994. p. 221-222.

Considere também os referenciais teóricos do material de apoio da disciplina:
🔗 Planejamento – SETEC/UFSC (https://sgmdnute.sites.ufsc.br/setec-materiais/planejamento/index.html)

 

Com base na citação e nos referenciais teóricos, escolha dois (2) dos enunciados abaixo para classificar como CERTO ou ERRADO, justificando sua resposta à luz das concepções de planejamento participativo e gestão democrática estudadas na disciplina.

Atenção: Cada participante deve escolher, sempre que possível, itens diferentes dos que já foram abordados por colegas. Antes de publicar sua resposta, verifique as contribuições anteriores no fórum e selecione afirmações ainda não comentadas para termos diversidade no debate.

 

Após publicar sua resposta inicial, leia a postagem de um colega e comente um dos itens analisados por ele, dialogando criticamente:

  • concorde ou discorde, justificando;
  • complemente a ideia com base no material de apoio;
  • traga uma reflexão sobre o papel político-pedagógico do planejamento.

 

Critérios de avaliação: Compreensão teórica, Coerência argumentativa e Interação crítica.

VALOR: 3 PONTOS

Afirmações para análise

(I) O planejamento participativo é um processo que envolve apenas a organização do trabalho pela equipe gestora, a fim de resolver problemas coletivos.

(II) O planejamento é um procedimento técnico-instrumental que, embora dialogue com aspectos organizacionais da escola, deve se manter distante das tensões e contradições sociais, para garantir neutralidade e objetividade no processo pedagógico.

(III) O planejamento é uma atividade da esfera docente que envolve reflexão, cuja função principal é organizar conteúdos e métodos de forma a cumprir demandas previamente definidas pelo sistema de ensino, sem necessidade de questionamento das condições sociais.

(IV) O planejamento não deve ser um compromisso político do professor, pois isso envolveria individualidades no fazer pedagógico do educador que repensa o ensino, conferindo um significado dúbio à prática docente.

(V) O planejamento é um processo de racionalização intencional e crítico-reflexivo da prática pedagógica, no qual objetivos, conteúdos e métodos estão imbricados em relações sociais e atravessados por condicionantes econômicos, políticos e culturais.

(VI) O planejamento é um mecanismo protocolar de registro que contribui para a sistematização do trabalho escolar, mas que, em essência, cumpre uma função administrativa voltada à comprovação de atividades perante órgãos reguladores.

(VII) O planejamento institucional é um recurso subordinado às exigências organizacionais e normativas da escola, sem se confundir com processos políticos e sociais mais amplos.

(VIII) O planejamento organiza o trabalho e dá sentido a ele, direcionando ações assistemáticas pontuais para a convergência dos objetivos institucionais.

(IX) A avaliação é a fase do planejamento caracterizada por ser somativa, acompanhar e permitir o replanejamento das ações e permitir também a transformação dos espaços sociais.

(X) A efetividade do planejamento participativo pode ser garantida com o envolvimento dos sujeitos no processo pela responsabilidade de implementação.

(XI) O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando uma questão de fé e lógica.

(XII) O planejamento atende à especificidade de suas funções ao realizar a diagnose e a análise da realidade, a definição de objetivos e metas e o estabelecimento de atividades a serem desenvolvidas.

(XIII) O planejamento é privilégio de um grupo gestor que irá coordenar uma ação coletiva dos indivíduos, devendo acontecer de forma que a decisão do gestor oriente a participação nas responsabilidades do processo de ensino-aprendizagem.

Prazos

  • Postagem inicial e comentar a postagem de um colega: até domingo (16/11) às 23h59

OBSERVAÇÃO:

Não se esqueça de postar sua reflexão e comentários no espaço reservado ao seu grupo. Os grupos vão de 1 a 8.

Quem não conseguir postar e interagir até 16/11, ainda poderá fazê-lo até o dia 23/11, no entanto, terá penalidade de nota.