CEPF-POS-ED-ESP-GPNTI-2024.2

Disciplina:

Gestão, Inovação tecnológica e Propriedade Intelectual - profa. Patrícia Ferreira


Ementa:

Inovação e Mercado; o uso do sistema de proteção intelectual; o papel do INPI; Propriedade Intelectual e Industrial; tecnologia, aprendizado e inovação; inovação aberta; hélice tríplice e quíntupla; Inovação e disrupção; microempresas, Startups e Spin-offs; tecnologia e a tecno-humanidade; gestão integrada da inovação e da propriedade industrial; informação tecnológica; competitividade e inovação; uso estratégico da propriedade industrial (marcas, patentes, desenho industrial, software, etc);

Os princípios-chave e a terminologia do COBIT 5.
Os principais motivadores do desenvolvimento de um modelo.
Os benefícios para o negócio usando o COBIT 5.
A arquitetura do produto COBIT 5.
Os problemas e desafios que afetam as empresas.
Os 5 princípios-chave do COBIT 5 para governança e gerenciamento da TI corporativa.
Como os facilitadores de TI do COBIT 5 são governados e gerenciados de maneira holística para toda a corporação.
Entendimento dos conceitos-chave na avaliação de capacidade de processo e dos atributos-chave do modelo de avaliação de processo do COBIT 5.
Como os processos do COBIT 5 e o modelo de referência de processo ajudam a guiar a criação dos 5 princípios e dos 7 facilitadores de governança e gerenciamento.
Preparatório para certificação COBIT Foundation 5.

Prezado Estudante, 

Sejam bem-vindos a disciplina de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação, Essa disciplina possui a carga horária de 30 horas, sendo sua data de inicio no dia 17/01 e o seu término 09/02.. 

O objetivo geral dessa disciplina é compreender e analisar os principais fundamentos, no que tange o gerenciamento de serviços de TI, utilizando o framework ITIL.

Essa disciplina será dividida em quatro módulos, organizado da seguinte maneira:

  • Módulo I - Apresentação da disciplina e Cronograma de Atividades
  • Módulo II – Introdução ao ITIL e Estratégia de Serviço
  • Módulo III – Desenho e Transição de um Serviço de TI
  • Módulo IV – Operação e Melhoria Continua de Serviço (MCS).

A avaliação da disciplina se dará através da conclusão da interação nos fóruns e entrega de tarefas de envio de arquivo,  sendo que todas essas atividades citadas anteriormente, somam até 10 pontos. Sendo 3 pontos das atividades dos fóruns, e 6 pontos da tarefa de envio de arquivo, que consistirá na entrega de um catalógo de serviço que tenha como temática o projeto que você está desenvolvendo em grupo, no intituito de integrar as disciplinas que foram trabalhadas nesse semestre.

Os resultados esperados em relação ao desempenho do aluno durante essa disciplina é que ele possa:

  • Ter a habilidade de gerenciamento de Serviços através do ITIL
  • Criação de um catálogo de Serviços de TI
  • Compreender como funciona a certificação do ITIL V4 Foudations.

Caso tenham alguma dúvida, não deixem de mandar mensagens pelo moodle, ou através do fórum permanente que fiz para a solução de dúvidas.

Desejo a todos um ótimo inicio de disciplina.

Um abraço,

Prof. Ely Severiano