
Bem-vindos. meus queridos alunos ao Módulo "Teorias do texto, da leitura, da linguagem e suas práticas no ensino" da Pós-Graduação lato sensu Interdisciplinar em Ensino de Línguas.
Professora Carmen Elena das Chagas
Nosso Curso terá 06 encontros:
03 presenciais nos dias 24 de agosto e 14 e 28 de setembro
03 remotos nos dias - 31 de agosto, 06 e 21 de setembro.
Ementa:
Perspectivas teóricas dos estudos do texto da leitura e da linguagem; Abordagem Global - Competência Comunicativa; Estratégia do leitor maduro e de sucesso; Linguagens verbal e outras linguagens; Noção de textos e seus gêneros; O processo de semiotização dos textos; Migração do "restritivamente linguístico" para o "globalmente comunicativo"; O texto sob o olhar da Pedagogia Simbólica.Objeto detonador anamnésico; Conceitos de transconceitualização, transgeneração e transterritorialização.
Metodologia
A disciplina terá 03 (três encontros presenciais de 4h30 min sendo as demais disponibilizadas em atividades a distância por meio da Plataforma Moodle (AVEA). Nas atividades presenciais, serão feitas auias expositivas e ofocinas práticas. Nas atividades a distância, serão apresentados textos de diversos gêneros e pequenas tarefas como resumo, resenha, esquemas,etc.
Avaliação
A avaliação será composta por um trabalho com valor maior (construção de um objeto detonador anamnésico) a ser apresentado no uútimo dia de aula presencial (28 de setembro de 2024), além de serem colocados uuma foto e a descrição desse objeto na sala virtual (Plataforma Moodle para complementação da avaliação da professora. O retante da pontuação será dividido em atividades com pontuação menor disponibilizados nas unidades do curso, conforme planejamento no AVEA.
Bons estudos!
- Professor: Carmen Elena das Chagas
- Professor: Adriana Mesquita Rigueira

● Letramento acadêmico: procedimentos de leitura e de produção de textos da esfera científica;
● Métodos e técnicas de pesquisa: quantitativa e qualitativa, teórica, de campo, pesquisa ação, pesquisa ação participativa;
● O processo da investigação: escolha do fenômeno, problematização, seleção do referencial teórico e da metodologia (geração e tratamento dos dados), interpretação dos resultados) e publicação das descobertas;
● A comunicação científica por meio de gêneros acadêmicos (projeto de pesquisa, artigo científico, resumo e resenha);
● Ética na pesquisa científica;
● Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos (ABNT e diretrizes do programa).
- Professor: Marcus Vinicius Brotto de Almeida

- Professor: THIAGO CORRÊA LACERDA
- Professor: Fátima Helena Martins de Oliveira