
1. Definição de Projeto. Contexto e Evolução do Gerenciamento de Projetos. O Framework da Gestão de Projetos. Operações e Projetos. Restrições.
2. O Papel do Gerente de Projetos. Operações e Projetos. Gerenciamento de Programas. Gerenciamento de Portfólios.
3. O Valor para o Negócio. Influências da Organização. Partes Interessadas. Ciclo de Vida dos projetos.
4. Áreas de Conhecimento. Apresentação dos Processos de Gerenciamento de Projetos. Matriz Área de Conhecimento x Processos em gerenciamento de projetos.
5. Projetos nas Organizações. Conceitos Iniciais de Gestão da Integração.
6. Visão geral das Abordagens ao Gerenciamento de Projetos: PMI, PRINCE2, Critical Chain, Lean, Agile e Extreme.
7. Decisão de iniciar um projeto - Go No Go. Avaliação de projetos em condições de incerteza. Análise de sensibilidade.
8. Introdução à matemática financeira. Conceitos econômicos básicos. Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos.
9. Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido. Taxa Interna de Retorno e Pay-Back. Seleção de Projetos.
- Professor: Daniel Clarismundo Borges

Escopo do Produto e Escopo do Projeto. Plano de Gerenciamento de Escopo. Gestão de Requisitos. Matriz de rastreamento de Requisitos. Declaração de escopo. Entregáveis. Definição do escopo. EAP – Estrutura Analítica do Projeto. Verificação do escopo. Controle do escopo. Escopo como um dos Fatores Críticos de Sucesso em Projetos
- Professor: Daniel Clarismundo Borges

- Professor: Ricardo Esteves Kneipp

Riscos: definição e histórico. Planejamento do gerenciamento de riscos. Fontes, Identificação e Categorização de riscos. Qualificação e Quantificação por Valor Esperado dos riscos. Simulação de Monte Carlo. Estratégias e Plano de resposta aos riscos. Planejamento de Reservas. Controle de riscos. Gerência de Riscos como um dos Fatores Críticos de Sucesso em Projetos.
O que é qualidade em projetos. Planejamento da qualidade. Qualidade de produto. Qualidade de processo. Qualidade do projeto. Garantia da qualidade. Controle da qualidade do projeto. Processo de auditorias e inspeções. Padrões e certificações.
Identificação, análise, registro, expectativas e gestão das partes
interessadas. O Plano de Gerenciamento de Partes Interessadas. Controlando e
Engajamento das partes interessadas.
- Professor: Daniel Clarismundo Borges

- Professor: Daniel Clarismundo Borges

Ementa
Definição de Ciência e produção do conhecimento científico. Conceitos, classificação, tipos e etapas da Pesquisa Científica. Técnicas de Pesquisa. Projeto de Pesquisa e planejamento: etapas à elaboração de projetos. Estudo das normas da ABNT para a elaboração e divulgação de trabalho técnico-científico. Elaboração e apresentação de um projeto de pesquisa. Técnicas de oratória e a sua aplicação na prática de apresentações técnico-científicas.
Bibliografia
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação: Artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
______. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
______. NBR 6027: informação e documentação: sumário: apresentação. Rio de Janeiro, 2012.
______. NBR 6028: informação e documentação: resumos: apresentação. Rio de Janeiro, 2008.
______. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
______. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
______. NBR 15287: informação e documentação: projeto de pesquisa: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
BASTOS, Cleverson; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
BASTOS, Lília da Rocha et al. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho; JOVANOVIC, Maria Luiza. A produção de relatórios de pesquisa: redação e normalização. Jundiaí: Fontoura, 2005.
CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2007.
COÊLHO, Ronaldo Sérgio de Araújo. Manual de apresentação de trabalhos técnicos, acadêmicos e científicos. Curitiba: Juruá, 2009.
DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3.ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2009.
LIMA, Manolita Correia; OLIVO, Silvio (Org.). Estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso: na construção da competência gerencial do administrador. Cengage Learning, 2010.
PINHEIRO, Dida; GULLO, José. Trabalho de conclusão de curso: TCC. São Paulo: Atlas, 2009.
SILVA, José Maria da; SILVEIRA, Emerson Sena da. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SIMKA, Sérgio (Coord.). TCC não é um bicho-de-sete-cabeças. Rio de Janeiro: Moderna, 2009.
SOUZA, Antonio Carlos de; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; OTANI, Nilo. TCC: métodos e técnicas. Florianópolis: Visual Books, 2007.
YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010).- Professor: Lindinei Rocha Silva

Este é o espaço onde a Coordenação do Curso irá postar tudo o que for relacionado ao curso.
É também o seu espaço para falar com a Coordenação, e foi aberto um fórum para que vocês possam se apresentar, e também postarem suas dúvidas.
A Coordenação irá responder, e desta forma todas as nossas questões podem ser resolvidas, também, por este canal, além dos canais que fazemos uso, como WhatsApp e até mesmo o telefone, ou noutros.
At.te.
- Professor: Daniel Clarismundo Borges