CNIT-POS-ED-PGLSIEL-2023.1

Descrição: Este componente curricular faz parte do curso de Pós-Graduação lato sensu Interdisciplinar em Ensino de Línguas. 
"Linguagens e Cultura em Sala de Aula" visa articular práticas docentes e experiências de aprendizagem a partir do estudo de inter-relações possíveis entre as noções de cultura, diversidades, desigualdades, gênero, raça e leituras; e apresentar alguns movimentos culturais de interação, comunicação, produção e compartilhamento de conteúdos literários contemporâneos. Possui parte de sua carga horária a distância (15h) e parte presencial (15h), totalizando 30h.

Carga-horária a distância: 15 horas.

Período de oferta a distância: 03/06/2023 até 15/07/2023.

Público-alvo: Estudantes do curso de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ensino de Línguas, professores, tutores, educadores e pesquisadores de práticas em sala de aula.

Requisitos: conhecimento básico em informática e internet e formação universitária compatível com o curso.

Módulos: 04

Metodologia: Conteúdos e atividades da plataforma Moodle, e encontros presenciais de discussão de textos e apresentação de plano de aula ou proposta de projeto que dialogue com as temáticas abordadas na disciplina.

Área: Antropologia da educação, Sociologia da educação, Estudos Culturais, Leitura, Tipos de leitor, Mídias digitais, Subjetividades Juvenis.

Bem-vindo(a)s, meus querido(a)s aluno(a)s ao Módulo "Teorias do texto, da leitura e da linguagem e suas práticas no ensino" da Pós-Graduação lato sunsu Interdisciplinar em Ensino de Línguas.

Professora Carmen Elena das Chagas

Nosso Curso terá 6 encontros - (03) presenciais nos dias 03 e 17 de junho e 08 de julho e (03) a distância nos dias 10 e 24 de junho e 01 de julho.

Ementa:

Perspectivas teóricas dos estudos do texto, da leitura e da linguagem. Abordagem Global – Competência Comunicativa. Estratégias do leitor maduro e de sucesso. Linguagens verbal e outras linguagens. Noção de textos e de seus gêneros. O processo de semiotização dos textos. Migração do “restritivamente linguístico” para o “globalmente comunicativo”. O texto sob o olhar da Pedagogia Simbólica. Objeto detonador anamnésico. Conceitos de transconceitualização, transgeneração e transterritorialização.

Metodologia:

A disciplina terá 03 (três) encontros presenciais de 4 h e 30 minutos, sendo as demais horas disponibilizadas em atividades a distância por meio da Plataforma Moodle (AVEA). Nas atividades presenciais, serão feitas aulas expositivas e oficinas práticas. Nas atividades a distância, serão apresentados textos de diversos gêneros e pequenas tarefas como resumo, esquemas, resenhas, etc.) na sala virtual.

Avaliação:

 A avaliação será composta por um trabalho com valor maior (construção de um objeto detonador anamnésico) a ser apresentado no último dia de aula presencial (08 de julho de 2023), além de serem colocados uma foto do objeto e a descrição desse objeto na sala virtual (Plataforma Moodle) para complementação da avaliação da apresentação pela professora. O restante da pontuação será dividido em atividades com pontuação menor disponibilizados nas unidades do curso, conforme planejamento no AVEA.